Para os petiscos de azeitona utilizo:
Azeitonas pretas.
1 Dente de alho picado
1 Cm de gengibre, picado ou ralado.
2 piripiris picados, para quem goste do paladar mais picante.
Oregãos.
Azeite.
Um dose de ternura
Amor e paixão
Dou um corte nas azeitonas, até chegar ao caroço.
Num frasco, vou adicionando os vários ingredientes.
Termino com um pouco de azeite.
Quando me lembro, viro o frasco ao contrário, a ideia, é que o azeite já apaladado dê mais sabor às azeitonas.
Habitualmente, espero uma semana para que os paladares tenham tempo de abraçar com paixão as azeitonas
Sou um apaixonado pela culinária. Tanto pela arte da cozinha, como pela paixão de comer. Devoro todos os programas de culinária. Um dia, ainda aprendo a cozinhar! Aqui, quero partilhar as receitas que faço, que me oferecem. Há ingredientes indispensáveis que utilizo e que fazem a diferença: Amor e Paixão!
quinta-feira, 31 de março de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
Bacalhau à Braz ao meu modo
É um dos pratos que mais me delicia. Já o tenho provado em diversos locais, e não é fácil encontra-lo bem confeccionado. Confesso que é um dos meus pratos predilectos.
Precisamos de, obviamente bacalhau.
Costumo comprar embalagens de bacalhau congelado, já desfiado e demolhado
Nada impede que se demolhe uma ou duas postas de bacalhau, e se desfie.
Peço atenção às espinhas.
A maneira que indico é como costumo confeccionar.
Necessitamos de:
0,5Kg de bacalhau (demolhado e desfiado)
1 pacote de batata palha (grande, ficam algumas para por na mesa, numa tigela, para os mais pequenos e não só petiscarem, todos adoram)
3 Cebolas
2 dentes de alho
Ovos
Azeite
Salsa picada
Azeitonas pretas
Piripiri, não é obrigatório, utilizo 2 malaguetas picadas.
Amor e paixão.
Como já estamos a utilizar bacalhau previamente preparado, sugiro que se passe por água, por vezes o bacalhau vem um pouco salgado.
Desfiamos mais um pouco o bacalhau, e prestamos atenção se há espinhas.
Picamos o alho e cortamos as cebolas em meias luas finas.
Numa frigideira, refogamos as cebolas e os alhos, é nesta altura do refogado que costumo acrescentar o piripiri.
Quando estas começarem a ficar translúcidas, adicionamos o bacalhau e envolvemos tudo, deixamos cozinhar.
À parte, batemos os ovos e juntamos ao nosso bacalhau.
Deixamos cozinhar de maneira que o bacalhau à Braz seja servido um pouco húmido.
Polvilhamos com a salsa e acrescentamos as azeitonas.
Servir imediatamente.
Precisamos de, obviamente bacalhau.
Costumo comprar embalagens de bacalhau congelado, já desfiado e demolhado
Nada impede que se demolhe uma ou duas postas de bacalhau, e se desfie.
Peço atenção às espinhas.
A maneira que indico é como costumo confeccionar.
Necessitamos de:
0,5Kg de bacalhau (demolhado e desfiado)
1 pacote de batata palha (grande, ficam algumas para por na mesa, numa tigela, para os mais pequenos e não só petiscarem, todos adoram)
3 Cebolas
2 dentes de alho
Ovos
Azeite
Salsa picada
Azeitonas pretas
Piripiri, não é obrigatório, utilizo 2 malaguetas picadas.
Amor e paixão.
Como já estamos a utilizar bacalhau previamente preparado, sugiro que se passe por água, por vezes o bacalhau vem um pouco salgado.
Desfiamos mais um pouco o bacalhau, e prestamos atenção se há espinhas.
Picamos o alho e cortamos as cebolas em meias luas finas.
Numa frigideira, refogamos as cebolas e os alhos, é nesta altura do refogado que costumo acrescentar o piripiri.
Quando estas começarem a ficar translúcidas, adicionamos o bacalhau e envolvemos tudo, deixamos cozinhar.
À parte, batemos os ovos e juntamos ao nosso bacalhau.
Deixamos cozinhar de maneira que o bacalhau à Braz seja servido um pouco húmido.
Polvilhamos com a salsa e acrescentamos as azeitonas.
Servir imediatamente.
quarta-feira, 23 de março de 2011
Camarões grelhados para um fim de tarde
Num fim de tarde, com o pôr do Sol, o mar azul como paisagem, a companhia do nosso desejo.
1 Kg Camarões
2 Dentes de Alho esmagados
150g de Manteiga
2 Chilis levemente picados
Sumo de lima ou limão
Sal qb
Coentros frescos picados
Pétalas de paixão
Muito amor.
Abrir os camarões pelo dorso,
Retirar a tripa
Passa-los por água
Têmperar com sal.
Grelha-los até ficarem lourinhos e reservar.
Derreter a manteiga com os alhos e os chilis.
Acrescentar o sumo de lima/limão
Deitar a manteiga sobre os camarões.
Polvilhar com os coentros frescos.
Se desejar, pode passar leve e rapidamente os camarões, envolvendo-os com a manteiga.
Servir de imediato.
Acompanhe com um bom vinho verde branco muito fresco.
segunda-feira, 21 de março de 2011
Caril de camarão como eu faço
Esta receita, é a maneira como eu faço o caril de camarão, ou gambas.
Precisamos de:
1 Cebola
1 Chalota, gosto do paladar que a chalota dá
2 Dentes de alho
2 Paus de canela
1 Estrela-de-anis
Cardamomo
Gengibre (picado)
Piripiris (picado)
ConcentradoTamarindo
Leite de côco (1 lata pequena, utilizo leite de côco light)
Caril em pó
Farinha Maizena para engrossar o molho
Camarões ou gambas.
Azeite
Manteiga
Muito Carinho, amor e ternura (importantíssimo)
Preparar os camarões:
Descasco os camarões mas deixo a cabeça.
Dou um corte no lombo do camarão e retiro a tripa.
Por vezes, costumo dar um corte com uma faca atrás dos olhos do camarão e retiro a membrana da cabeça. O suco que escorre da cabeça vai apaladar o nosso caril.
Costumo utilizar um wok, mas pode ser confecionada numa frigideira
Faço o refogado com o azeite, manteiga e uma colher de concentrado de tamarindo e o cardamomo.
Acrescento a cebola, a chalota picada.
Enquanto a cebola aloura, junto os paus de canela, a estrela-de-anis, o piripiri, e o gengibre.
Quando a cebola começa a ficar alourada, adiicono os camarões, e deixo-os estar a cozinhar,envolvendo-os com o refogado.
À parte, misturo o pó de caril no leite de côco.
Adiciono o leite de côco ao preparado que tenho no wok, e deixo cozinhar. De quando em vez vou envolvendo.
Utilizo a farinha maisena para engrossar o molho.
Sirvo com arroz branco ou arroz basmati.
Precisamos de:
1 Cebola
1 Chalota, gosto do paladar que a chalota dá
2 Dentes de alho
2 Paus de canela
1 Estrela-de-anis
Cardamomo
Gengibre (picado)
Piripiris (picado)
ConcentradoTamarindo
Leite de côco (1 lata pequena, utilizo leite de côco light)
Caril em pó
Farinha Maizena para engrossar o molho
Camarões ou gambas.
Azeite
Manteiga
Muito Carinho, amor e ternura (importantíssimo)
Preparar os camarões:
Descasco os camarões mas deixo a cabeça.
Dou um corte no lombo do camarão e retiro a tripa.
Por vezes, costumo dar um corte com uma faca atrás dos olhos do camarão e retiro a membrana da cabeça. O suco que escorre da cabeça vai apaladar o nosso caril.
Costumo utilizar um wok, mas pode ser confecionada numa frigideira
Faço o refogado com o azeite, manteiga e uma colher de concentrado de tamarindo e o cardamomo.
Acrescento a cebola, a chalota picada.
Enquanto a cebola aloura, junto os paus de canela, a estrela-de-anis, o piripiri, e o gengibre.
Quando a cebola começa a ficar alourada, adiicono os camarões, e deixo-os estar a cozinhar,envolvendo-os com o refogado.
À parte, misturo o pó de caril no leite de côco.
Adiciono o leite de côco ao preparado que tenho no wok, e deixo cozinhar. De quando em vez vou envolvendo.
Utilizo a farinha maisena para engrossar o molho.
Sirvo com arroz branco ou arroz basmati.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Sopa de Cebola Gratinada, como a minha mãe faz
Esta sopa é um conforto para o corpo e para a alma, nos dias frios de Inverno. Acho-a deliciosa.
Quando a minha mãe a fazia para o almoço, confesso que me deliciava com a sopa.
A receita foi retirada de um livro de culinária da Editorial Verbo. Já lá vão alguns anos.
500g de Cebolas
Manteiga
1,5 litro de água
2dl de vinho branco
1 pão cacete ou outro
Queijo (ememtal, gruyère)
Sal
Pimenta
Muita paixão
Cortamos as cebolas em rodelas finas, que são alouradas na manteiga em lume brando.
Regamos com a água e o vinho e, temperamos com sal e pimenta.
Deixamos ferver cerca de 1h
À parte cortamos o pão em fatias que torramos ligeiramente.
Colocamos o pão numa terrina.
Ralamos o queijo e espalhamos uma parte por cima do pão, até o cobrir.
Regamos como caldo de cebola, e acrescentamos o resto do queijo.
Vai ao forno bem quente 230º, para gratinar.
Servir quente...
Só de escrever esta receita, já estou com saudades, uma delícia.
Quando a minha mãe a fazia para o almoço, confesso que me deliciava com a sopa.
A receita foi retirada de um livro de culinária da Editorial Verbo. Já lá vão alguns anos.
500g de Cebolas
Manteiga
1,5 litro de água
2dl de vinho branco
1 pão cacete ou outro
Queijo (ememtal, gruyère)
Sal
Pimenta
Muita paixão
Cortamos as cebolas em rodelas finas, que são alouradas na manteiga em lume brando.
Regamos com a água e o vinho e, temperamos com sal e pimenta.
Deixamos ferver cerca de 1h
À parte cortamos o pão em fatias que torramos ligeiramente.
Colocamos o pão numa terrina.
Ralamos o queijo e espalhamos uma parte por cima do pão, até o cobrir.
Regamos como caldo de cebola, e acrescentamos o resto do queijo.
Vai ao forno bem quente 230º, para gratinar.
Servir quente...
Só de escrever esta receita, já estou com saudades, uma delícia.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Camarões Cozidos à Minha Maneira

Para cozer os camarões à minha maneira, utilizo:
Cebola
Dentes de alho
Gengibre
Piripiri
Folha de louro
Sal
Amor e paixão
Gosto de apaladar a água onde os camarões vão ser cozidos.
A água pode e dever ser aproveitada, depois de coada, para uma base duma sopa, para uma arroz de peixe, marisco, gambas, deixo à imaginação, ou, ainda não experimentei, como caldo para um fondue de peixe.
Utilizo uma cebola descascada,
Um dente de alho, também descascado, que costumo esmagar para mais facilmente libertar os aromas e paladares.
Uma folha de louro.
Para quem goste de um toque picante, eu sou um apreciador do picante, costumo adicionar 1 ou 2 piripiris, e umas lascas de gengibre.
A água é temperada com 2 mãos de sal. Há quem diga que os camarões devem ser cozidos na água do mar.
Na panela onde vou cozer os camarões, coloco a água com o sal, a cebola o alho, piripiri o gengibre e deixo a água ferver.
Quando a água começa a ferver, introduzo os camarões (ainda congelados de preferência) e deixo-os cozer. Habitualmente, quando introduzo os camarões na água a ferver, deixo que esta levante novamente fervura. Aguardo cerca de 2 - 3 minutos enquanto os camarões cozem. Os camarões costumam "dizer" quando estão cozidos.
Enquanto os camarões cozem, preparo uma taça com água muito fria, à qual adicionei sal, que servirá para arrefecer os camarões acabados de cozer.
Assim que vou retirando os camarões da panela introduzo-os na taça com água fria. Deixo-os lá o tempo suficiente para arrefecerem.
De seguida são colocados num tabuleiro para enxugarem.
Tempero-os com sal e piripiri.
À parte, num almofariz, faço uma pasta, com um dente de alho, piripiri, e gengibre.
Adiciono sumo de limão à pasta.
Para finalizar, rego os camarões com o sumo obtido.
Levo ao frigorífico.
Se não gostar da pasta, adicione só o sumo de limão. O sumo de limão dá um paladar especial ao camarão cozido.
Quanto mais tempo deixarmos nesta marinada, mais apurados e apaladados ficam.
Etiquetas:
alho,
Camarões cozidos,
gengibre,
piripiri
Subscrever:
Mensagens (Atom)