Um dos melhores bolos de nozes que já comi.
Tem o fascínio de não levar farinha.
Precisamos de:
400g de açucar
8 Ovos
500 gr de nozes grosseiramente moídas
Raspa de 1/2 limão
Amor, paixão e muito carinho
Bate-se o açucar com as gemas.
Juntamos as nozes e por fim as claras em castelo.
Levamos ao forno, +/- 200ºc
Costumo decorar com doce de ovos e nozes.
Eu sei... é muito doce, mas é muito bom.
Devemos servir fatias pequenas. Mesmo assim... desaparece.
Sou um apaixonado pela culinária. Tanto pela arte da cozinha, como pela paixão de comer. Devoro todos os programas de culinária. Um dia, ainda aprendo a cozinhar! Aqui, quero partilhar as receitas que faço, que me oferecem. Há ingredientes indispensáveis que utilizo e que fazem a diferença: Amor e Paixão!
segunda-feira, 11 de abril de 2011
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Gambas à Braz, feitas por mim
Provei pela primeira vez, ao almoço de um dia em que nada corria bem.
Ao almoço perguntei ao empregado do restaurante, qual a sua sugestão. Sugeriu-me as "Gambas à Braz".
A tarde correu maravilhosamente bem.
O almoço, as famosas gambas à Braz?
Tive que as fazer em casa.
Comprei um caixa de camarão, gambas já cozidas, descascadas e sem cabeça, no hipermercado. Cada caixa tem cerca de 500g. Tinham-me falado muito bem de uma determinada marca, escolhia-a e foi uma excelente escolha. Servem para as mais diferentes opções.
Utilizei:
1 caixa de gambas já cozidas 500g.
1 pacote de batata palha, grande.
3 Cebolas.
2 dentes de alho.
Ovos.
Azeite.
Salsa picada.
Azeitonas pretas.
Piripiri, não é obrigatório mas acho que faz falta nesta receita. Utilizo 2 malaguetas picadas.
Amor e paixão.
Picamos o alho e cortamos as cebolas em meias luas finas.
Numa frigideira, refogamos as cebolas e os alhos, é nesta altura do refogado que costumo acrescentar o piripiri.
Quando as cebolas começarem a ficar translúcidas, adicionamos as gambas aos poucos. Carinhosamente envolvemos e deixamos cozinhar.
À parte, batemos os ovos e juntamos.
Deixamos cozinhar de maneira que as nossas gambas à Braz sejam servidas um pouco húmidas, eu gosto assim.
Polvilhamos com a salsa e acrescentamos as azeitonas.
No momento de servir deite amor e paixão.
Acompanhei com um Rosé bem fresco.
Ao almoço perguntei ao empregado do restaurante, qual a sua sugestão. Sugeriu-me as "Gambas à Braz".
A tarde correu maravilhosamente bem.
O almoço, as famosas gambas à Braz?
Tive que as fazer em casa.
Comprei um caixa de camarão, gambas já cozidas, descascadas e sem cabeça, no hipermercado. Cada caixa tem cerca de 500g. Tinham-me falado muito bem de uma determinada marca, escolhia-a e foi uma excelente escolha. Servem para as mais diferentes opções.
Utilizei:
1 caixa de gambas já cozidas 500g.
1 pacote de batata palha, grande.
3 Cebolas.
2 dentes de alho.
Ovos.
Azeite.
Salsa picada.
Azeitonas pretas.
Piripiri, não é obrigatório mas acho que faz falta nesta receita. Utilizo 2 malaguetas picadas.
Amor e paixão.
Picamos o alho e cortamos as cebolas em meias luas finas.
Numa frigideira, refogamos as cebolas e os alhos, é nesta altura do refogado que costumo acrescentar o piripiri.
Quando as cebolas começarem a ficar translúcidas, adicionamos as gambas aos poucos. Carinhosamente envolvemos e deixamos cozinhar.
À parte, batemos os ovos e juntamos.
Deixamos cozinhar de maneira que as nossas gambas à Braz sejam servidas um pouco húmidas, eu gosto assim.
Polvilhamos com a salsa e acrescentamos as azeitonas.
No momento de servir deite amor e paixão.
Acompanhei com um Rosé bem fresco.
Etiquetas:
alho,
azeitonas,
batata palha,
cebola,
Gambas,
gambas à Braz,
ovos
terça-feira, 5 de abril de 2011
Lapas Grelhadas
Mais uma encantadora iguaria que os mares nos oferecem.
Até as provar... Simplesmente delicioso.
Uma pequena nota, já provei as lapas congeladas, e são igualmente espectaculares.
Necessitamos de:
Lapas
Alho
Sumo de limão
Manteiga
Piripiri
Amor e paixão
Temos que ter o cuidado, de lavar bem as lapas para lhes retirar areias e sujidade.
Coloco-as num alguidar com água e sal. Geralmente compro-as de manhã, e deixo-as na água até à hora de as grelhar.
Já vi serem grelhadas simplesmente com sumo de limão e sal:
Colocam-se as lapas na grelha, (concha para baixo).
Enquanto estão a grelhar são regadas com sumo de limão e uma pitada de sal.
São retiradas do lume, quando a lapa começar a sair da casca.
Podemos também colocar alho muito bem picado e uma noz de manteiga por cima de cada lapa.
Deixamos a manteiga derreter.
Se for do agrado um pouco de piripiri.
No momento de servir, espremer um pouco de limão por cima das lapas.
Regar com amor e paixão.
Até as provar... Simplesmente delicioso.
Uma pequena nota, já provei as lapas congeladas, e são igualmente espectaculares.
Necessitamos de:
Lapas
Alho
Sumo de limão
Manteiga
Piripiri
Amor e paixão
Temos que ter o cuidado, de lavar bem as lapas para lhes retirar areias e sujidade.
Coloco-as num alguidar com água e sal. Geralmente compro-as de manhã, e deixo-as na água até à hora de as grelhar.
Já vi serem grelhadas simplesmente com sumo de limão e sal:
Colocam-se as lapas na grelha, (concha para baixo).
Enquanto estão a grelhar são regadas com sumo de limão e uma pitada de sal.
São retiradas do lume, quando a lapa começar a sair da casca.
Podemos também colocar alho muito bem picado e uma noz de manteiga por cima de cada lapa.
Deixamos a manteiga derreter.
Se for do agrado um pouco de piripiri.
No momento de servir, espremer um pouco de limão por cima das lapas.
Regar com amor e paixão.
Etiquetas:
alho,
lapas,
mantiga,
piripiri,
sumo limão
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Pastéis de Nata
Esta receita foi-me enviada por "receitasde.com.pt".
Ainda não a confecionei, nem a provei mas, estou certo que é deliciosa.
Alterei-a com dois ingredientes que utilizo e tenho sempre na minha cozinha:
Amor e paixão.
1,3 kg de massa folhada
0,5 l leite m.g.
275 g de açúcar
35 g farinha s/fermento
sal q.b. (pitada)
margarina q.b. (1 noz)
5 gemas
1 ovo
Preparamos da seguinte maneira:
Colocamos o leite ao lume com a noz de margarina.
A seco misture a farinha com o açúcar e sal e quando o leite levantar fervura adicionamos à mistura mexendo energicamente.
Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e adicione o ovo e as gemas.
Acrescente baunilha ou limão a gosto.
Leve a cozer a 290º-300º cerca de 8 minutos.
Nunca deixe mais tempo para que o recheio não saia das formas.
Ainda não a confecionei, nem a provei mas, estou certo que é deliciosa.
Alterei-a com dois ingredientes que utilizo e tenho sempre na minha cozinha:
Amor e paixão.
1,3 kg de massa folhada
0,5 l leite m.g.
275 g de açúcar
35 g farinha s/fermento
sal q.b. (pitada)
margarina q.b. (1 noz)
5 gemas
1 ovo
Preparamos da seguinte maneira:
Colocamos o leite ao lume com a noz de margarina.
A seco misture a farinha com o açúcar e sal e quando o leite levantar fervura adicionamos à mistura mexendo energicamente.
Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e adicione o ovo e as gemas.
Acrescente baunilha ou limão a gosto.
Leve a cozer a 290º-300º cerca de 8 minutos.
Nunca deixe mais tempo para que o recheio não saia das formas.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Marinada de Camarão
Lá venho eu, novamente com os camarões.
Um dia ainda abro "A mansão do Camarão", onde só sirvo pratos à base de camarão.
Esta receita pode servir como uma entrada de uma refeição romântica.
Necessitamos de:
3 Astes de aipo
4 Chalotas
1c de chá de molho tailandês de peixe (hoje em dia encontramos com facilidade no mercado).
Sumo de lima
Vinagre de vinho branco
1 Dente de alho picado
Piripiri, pode ser em pó
Camarões grandes cozidos com casca, geralmente conto com 5 por cada pessoa.
Não esquecer, o amor e ternura.
Limpamos bem o aipo.
Cortamos as cebolas e o aipo em juliana fina, e colocamos em água gelada até serem utilizados.
À parte, misturamos o molho de peixe, o sumo de lima, o vinagre de vinho, o alho picado e o piripiri.
Descascamos o camarão e adicionamos ao preparado.
Deixamos marinar durante umas 3 horas.
Escorremos as cebolas e o aipo que são divididos pelos pratos.
Colocamos os camarões por cima e regamos com a marinada.
Um bom vinho verde branco para acompanhar.
Um dia ainda abro "A mansão do Camarão", onde só sirvo pratos à base de camarão.
Esta receita pode servir como uma entrada de uma refeição romântica.
Necessitamos de:
3 Astes de aipo
4 Chalotas
1c de chá de molho tailandês de peixe (hoje em dia encontramos com facilidade no mercado).
Sumo de lima
Vinagre de vinho branco
1 Dente de alho picado
Piripiri, pode ser em pó
Camarões grandes cozidos com casca, geralmente conto com 5 por cada pessoa.
Não esquecer, o amor e ternura.
Limpamos bem o aipo.
Cortamos as cebolas e o aipo em juliana fina, e colocamos em água gelada até serem utilizados.
À parte, misturamos o molho de peixe, o sumo de lima, o vinagre de vinho, o alho picado e o piripiri.
Descascamos o camarão e adicionamos ao preparado.
Deixamos marinar durante umas 3 horas.
Escorremos as cebolas e o aipo que são divididos pelos pratos.
Colocamos os camarões por cima e regamos com a marinada.
Um bom vinho verde branco para acompanhar.
Salada de Búzios
Um destes dias, quando andava na cena do carrinho, como carinhosamente chamo à tarefa de carregar o frigorífico lá de casa, encontrei uma embalagem com búzios já cozidos. Como adoro búzios, decidi arriscar e lá os levei.
Sabia que já estavam previamente cozidos, mas mesmo assim, decidi dar-lhes mais uma cozida.
Preparei um tacho com água, sal, coloquei um dente de alho esmagado, uma cebola descascada e uma folha de louro. Quando a água começou a ferver, coloquei lá dentro os búzios e deixei-os ferver por mais 5 minutos. Foi uma boa decisão, o resultado foi delicioso.
Precisamos de:
1Kg de búzios
1 dente de alho picado
Azeite
Vinagre
Salsa e ou coentros levemente picados
Pimenta preta
Paixão e amor
Retiramos os búzios das conchas e cortamos em pedaços.
Regamos os búzios com o azeite.
Adicionamos um pouco de vinagre.
Acrescentamos o alho picado a salsa/coentros, e a pimenta preta.
Polvilhamos com amor e paixão.
Envolvemos e servimos.
Se desejar um paladar mais picante, acrescente um chili picado.
Sabia que já estavam previamente cozidos, mas mesmo assim, decidi dar-lhes mais uma cozida.
Preparei um tacho com água, sal, coloquei um dente de alho esmagado, uma cebola descascada e uma folha de louro. Quando a água começou a ferver, coloquei lá dentro os búzios e deixei-os ferver por mais 5 minutos. Foi uma boa decisão, o resultado foi delicioso.
Precisamos de:
1Kg de búzios
1 dente de alho picado
Azeite
Vinagre
Salsa e ou coentros levemente picados
Pimenta preta
Paixão e amor
Retiramos os búzios das conchas e cortamos em pedaços.
Regamos os búzios com o azeite.
Adicionamos um pouco de vinagre.
Acrescentamos o alho picado a salsa/coentros, e a pimenta preta.
Polvilhamos com amor e paixão.
Envolvemos e servimos.
Se desejar um paladar mais picante, acrescente um chili picado.
Paixões de Cacau com Mel
Esta receita foi-me dada pelo meu filho. Um verdadeiro chefe nas artes da cozinha.
6 dl de água
300g de açucar
1 pau de canela
4c de sopa de caua em pó
2dl de natas
Mel e paus de canela qb
Amor e paixão
Começamos por ferver a água com o açúcar e o pau de canela.
Juntamos o cacau e misturamos muito bem.
Passamos o preparado por um passador de rede fina, e levamos novamente ao lume até ferver.
Retiramos do calor e deixamos arrefecer.
À parte, batemos as natas firmemente e acrescentamos ao preparado anterior, que já se deve encontrar frio.
Levamos ao congelador por cerca de uma hora. Decorrido esse tempo, misturamos tudo e levamos novamente ao frio por mais 30 minutos.
Mexemos de novo e deixamos gelar novamente.
Servimos numa taça com a ajuda de uma colher de gelados, regamos com mel e decoramos com um pau de canela.
Não esquecer do amor e paixão como condimentos especiais. Utiliza-los a gosto.
6 dl de água
300g de açucar
1 pau de canela
4c de sopa de caua em pó
2dl de natas
Mel e paus de canela qb
Amor e paixão
Começamos por ferver a água com o açúcar e o pau de canela.
Juntamos o cacau e misturamos muito bem.
Passamos o preparado por um passador de rede fina, e levamos novamente ao lume até ferver.
Retiramos do calor e deixamos arrefecer.
À parte, batemos as natas firmemente e acrescentamos ao preparado anterior, que já se deve encontrar frio.
Levamos ao congelador por cerca de uma hora. Decorrido esse tempo, misturamos tudo e levamos novamente ao frio por mais 30 minutos.
Mexemos de novo e deixamos gelar novamente.
Servimos numa taça com a ajuda de uma colher de gelados, regamos com mel e decoramos com um pau de canela.
Não esquecer do amor e paixão como condimentos especiais. Utiliza-los a gosto.
quinta-feira, 31 de março de 2011
Gulodices de Banana
Esta receita é o encantamento das crianças. Há quem diga que em todos nós existe uma criança...
É uma sobremesa rápida e que comigo tem feito sucesso.
Até a como, como gulodice... eu sei... mas sabe tão bem.
1 banana cortada ao comprido
Canela em pó
Açucar (não costumo pôr nem aconselho, mas se forem muito gulosos... fica ao vosso critério)
Colocamos a banana cortada ao comprido num prato, que possa ir ao micro ondas, polvilhamos com a canela e o açucar.
Não esquecer da ternura e do amor, que são os condimentos especiais.
Levamos a banana ao micro ondas cerca de 20 segundos.
Atenção para não se queimarem, a banana está muito quente.
É uma sobremesa rápida e que comigo tem feito sucesso.
Até a como, como gulodice... eu sei... mas sabe tão bem.
1 banana cortada ao comprido
Canela em pó
Açucar (não costumo pôr nem aconselho, mas se forem muito gulosos... fica ao vosso critério)
Colocamos a banana cortada ao comprido num prato, que possa ir ao micro ondas, polvilhamos com a canela e o açucar.
Não esquecer da ternura e do amor, que são os condimentos especiais.
Levamos a banana ao micro ondas cerca de 20 segundos.
Atenção para não se queimarem, a banana está muito quente.
Petiscos de Azeitona
Para os petiscos de azeitona utilizo:
Azeitonas pretas.
1 Dente de alho picado
1 Cm de gengibre, picado ou ralado.
2 piripiris picados, para quem goste do paladar mais picante.
Oregãos.
Azeite.
Um dose de ternura
Amor e paixão
Dou um corte nas azeitonas, até chegar ao caroço.
Num frasco, vou adicionando os vários ingredientes.
Termino com um pouco de azeite.
Quando me lembro, viro o frasco ao contrário, a ideia, é que o azeite já apaladado dê mais sabor às azeitonas.
Habitualmente, espero uma semana para que os paladares tenham tempo de abraçar com paixão as azeitonas
Azeitonas pretas.
1 Dente de alho picado
1 Cm de gengibre, picado ou ralado.
2 piripiris picados, para quem goste do paladar mais picante.
Oregãos.
Azeite.
Um dose de ternura
Amor e paixão
Dou um corte nas azeitonas, até chegar ao caroço.
Num frasco, vou adicionando os vários ingredientes.
Termino com um pouco de azeite.
Quando me lembro, viro o frasco ao contrário, a ideia, é que o azeite já apaladado dê mais sabor às azeitonas.
Habitualmente, espero uma semana para que os paladares tenham tempo de abraçar com paixão as azeitonas
sexta-feira, 25 de março de 2011
Bacalhau à Braz ao meu modo
É um dos pratos que mais me delicia. Já o tenho provado em diversos locais, e não é fácil encontra-lo bem confeccionado. Confesso que é um dos meus pratos predilectos.
Precisamos de, obviamente bacalhau.
Costumo comprar embalagens de bacalhau congelado, já desfiado e demolhado
Nada impede que se demolhe uma ou duas postas de bacalhau, e se desfie.
Peço atenção às espinhas.
A maneira que indico é como costumo confeccionar.
Necessitamos de:
0,5Kg de bacalhau (demolhado e desfiado)
1 pacote de batata palha (grande, ficam algumas para por na mesa, numa tigela, para os mais pequenos e não só petiscarem, todos adoram)
3 Cebolas
2 dentes de alho
Ovos
Azeite
Salsa picada
Azeitonas pretas
Piripiri, não é obrigatório, utilizo 2 malaguetas picadas.
Amor e paixão.
Como já estamos a utilizar bacalhau previamente preparado, sugiro que se passe por água, por vezes o bacalhau vem um pouco salgado.
Desfiamos mais um pouco o bacalhau, e prestamos atenção se há espinhas.
Picamos o alho e cortamos as cebolas em meias luas finas.
Numa frigideira, refogamos as cebolas e os alhos, é nesta altura do refogado que costumo acrescentar o piripiri.
Quando estas começarem a ficar translúcidas, adicionamos o bacalhau e envolvemos tudo, deixamos cozinhar.
À parte, batemos os ovos e juntamos ao nosso bacalhau.
Deixamos cozinhar de maneira que o bacalhau à Braz seja servido um pouco húmido.
Polvilhamos com a salsa e acrescentamos as azeitonas.
Servir imediatamente.
Precisamos de, obviamente bacalhau.
Costumo comprar embalagens de bacalhau congelado, já desfiado e demolhado
Nada impede que se demolhe uma ou duas postas de bacalhau, e se desfie.
Peço atenção às espinhas.
A maneira que indico é como costumo confeccionar.
Necessitamos de:
0,5Kg de bacalhau (demolhado e desfiado)
1 pacote de batata palha (grande, ficam algumas para por na mesa, numa tigela, para os mais pequenos e não só petiscarem, todos adoram)
3 Cebolas
2 dentes de alho
Ovos
Azeite
Salsa picada
Azeitonas pretas
Piripiri, não é obrigatório, utilizo 2 malaguetas picadas.
Amor e paixão.
Como já estamos a utilizar bacalhau previamente preparado, sugiro que se passe por água, por vezes o bacalhau vem um pouco salgado.
Desfiamos mais um pouco o bacalhau, e prestamos atenção se há espinhas.
Picamos o alho e cortamos as cebolas em meias luas finas.
Numa frigideira, refogamos as cebolas e os alhos, é nesta altura do refogado que costumo acrescentar o piripiri.
Quando estas começarem a ficar translúcidas, adicionamos o bacalhau e envolvemos tudo, deixamos cozinhar.
À parte, batemos os ovos e juntamos ao nosso bacalhau.
Deixamos cozinhar de maneira que o bacalhau à Braz seja servido um pouco húmido.
Polvilhamos com a salsa e acrescentamos as azeitonas.
Servir imediatamente.
quarta-feira, 23 de março de 2011
Camarões grelhados para um fim de tarde
Num fim de tarde, com o pôr do Sol, o mar azul como paisagem, a companhia do nosso desejo.
1 Kg Camarões
2 Dentes de Alho esmagados
150g de Manteiga
2 Chilis levemente picados
Sumo de lima ou limão
Sal qb
Coentros frescos picados
Pétalas de paixão
Muito amor.
Abrir os camarões pelo dorso,
Retirar a tripa
Passa-los por água
Têmperar com sal.
Grelha-los até ficarem lourinhos e reservar.
Derreter a manteiga com os alhos e os chilis.
Acrescentar o sumo de lima/limão
Deitar a manteiga sobre os camarões.
Polvilhar com os coentros frescos.
Se desejar, pode passar leve e rapidamente os camarões, envolvendo-os com a manteiga.
Servir de imediato.
Acompanhe com um bom vinho verde branco muito fresco.
segunda-feira, 21 de março de 2011
Caril de camarão como eu faço
Esta receita, é a maneira como eu faço o caril de camarão, ou gambas.
Precisamos de:
1 Cebola
1 Chalota, gosto do paladar que a chalota dá
2 Dentes de alho
2 Paus de canela
1 Estrela-de-anis
Cardamomo
Gengibre (picado)
Piripiris (picado)
ConcentradoTamarindo
Leite de côco (1 lata pequena, utilizo leite de côco light)
Caril em pó
Farinha Maizena para engrossar o molho
Camarões ou gambas.
Azeite
Manteiga
Muito Carinho, amor e ternura (importantíssimo)
Preparar os camarões:
Descasco os camarões mas deixo a cabeça.
Dou um corte no lombo do camarão e retiro a tripa.
Por vezes, costumo dar um corte com uma faca atrás dos olhos do camarão e retiro a membrana da cabeça. O suco que escorre da cabeça vai apaladar o nosso caril.
Costumo utilizar um wok, mas pode ser confecionada numa frigideira
Faço o refogado com o azeite, manteiga e uma colher de concentrado de tamarindo e o cardamomo.
Acrescento a cebola, a chalota picada.
Enquanto a cebola aloura, junto os paus de canela, a estrela-de-anis, o piripiri, e o gengibre.
Quando a cebola começa a ficar alourada, adiicono os camarões, e deixo-os estar a cozinhar,envolvendo-os com o refogado.
À parte, misturo o pó de caril no leite de côco.
Adiciono o leite de côco ao preparado que tenho no wok, e deixo cozinhar. De quando em vez vou envolvendo.
Utilizo a farinha maisena para engrossar o molho.
Sirvo com arroz branco ou arroz basmati.
Precisamos de:
1 Cebola
1 Chalota, gosto do paladar que a chalota dá
2 Dentes de alho
2 Paus de canela
1 Estrela-de-anis
Cardamomo
Gengibre (picado)
Piripiris (picado)
ConcentradoTamarindo
Leite de côco (1 lata pequena, utilizo leite de côco light)
Caril em pó
Farinha Maizena para engrossar o molho
Camarões ou gambas.
Azeite
Manteiga
Muito Carinho, amor e ternura (importantíssimo)
Preparar os camarões:
Descasco os camarões mas deixo a cabeça.
Dou um corte no lombo do camarão e retiro a tripa.
Por vezes, costumo dar um corte com uma faca atrás dos olhos do camarão e retiro a membrana da cabeça. O suco que escorre da cabeça vai apaladar o nosso caril.
Costumo utilizar um wok, mas pode ser confecionada numa frigideira
Faço o refogado com o azeite, manteiga e uma colher de concentrado de tamarindo e o cardamomo.
Acrescento a cebola, a chalota picada.
Enquanto a cebola aloura, junto os paus de canela, a estrela-de-anis, o piripiri, e o gengibre.
Quando a cebola começa a ficar alourada, adiicono os camarões, e deixo-os estar a cozinhar,envolvendo-os com o refogado.
À parte, misturo o pó de caril no leite de côco.
Adiciono o leite de côco ao preparado que tenho no wok, e deixo cozinhar. De quando em vez vou envolvendo.
Utilizo a farinha maisena para engrossar o molho.
Sirvo com arroz branco ou arroz basmati.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Sopa de Cebola Gratinada, como a minha mãe faz
Esta sopa é um conforto para o corpo e para a alma, nos dias frios de Inverno. Acho-a deliciosa.
Quando a minha mãe a fazia para o almoço, confesso que me deliciava com a sopa.
A receita foi retirada de um livro de culinária da Editorial Verbo. Já lá vão alguns anos.
500g de Cebolas
Manteiga
1,5 litro de água
2dl de vinho branco
1 pão cacete ou outro
Queijo (ememtal, gruyère)
Sal
Pimenta
Muita paixão
Cortamos as cebolas em rodelas finas, que são alouradas na manteiga em lume brando.
Regamos com a água e o vinho e, temperamos com sal e pimenta.
Deixamos ferver cerca de 1h
À parte cortamos o pão em fatias que torramos ligeiramente.
Colocamos o pão numa terrina.
Ralamos o queijo e espalhamos uma parte por cima do pão, até o cobrir.
Regamos como caldo de cebola, e acrescentamos o resto do queijo.
Vai ao forno bem quente 230º, para gratinar.
Servir quente...
Só de escrever esta receita, já estou com saudades, uma delícia.
Quando a minha mãe a fazia para o almoço, confesso que me deliciava com a sopa.
A receita foi retirada de um livro de culinária da Editorial Verbo. Já lá vão alguns anos.
500g de Cebolas
Manteiga
1,5 litro de água
2dl de vinho branco
1 pão cacete ou outro
Queijo (ememtal, gruyère)
Sal
Pimenta
Muita paixão
Cortamos as cebolas em rodelas finas, que são alouradas na manteiga em lume brando.
Regamos com a água e o vinho e, temperamos com sal e pimenta.
Deixamos ferver cerca de 1h
À parte cortamos o pão em fatias que torramos ligeiramente.
Colocamos o pão numa terrina.
Ralamos o queijo e espalhamos uma parte por cima do pão, até o cobrir.
Regamos como caldo de cebola, e acrescentamos o resto do queijo.
Vai ao forno bem quente 230º, para gratinar.
Servir quente...
Só de escrever esta receita, já estou com saudades, uma delícia.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Camarões Cozidos à Minha Maneira

Para cozer os camarões à minha maneira, utilizo:
Cebola
Dentes de alho
Gengibre
Piripiri
Folha de louro
Sal
Amor e paixão
Gosto de apaladar a água onde os camarões vão ser cozidos.
A água pode e dever ser aproveitada, depois de coada, para uma base duma sopa, para uma arroz de peixe, marisco, gambas, deixo à imaginação, ou, ainda não experimentei, como caldo para um fondue de peixe.
Utilizo uma cebola descascada,
Um dente de alho, também descascado, que costumo esmagar para mais facilmente libertar os aromas e paladares.
Uma folha de louro.
Para quem goste de um toque picante, eu sou um apreciador do picante, costumo adicionar 1 ou 2 piripiris, e umas lascas de gengibre.
A água é temperada com 2 mãos de sal. Há quem diga que os camarões devem ser cozidos na água do mar.
Na panela onde vou cozer os camarões, coloco a água com o sal, a cebola o alho, piripiri o gengibre e deixo a água ferver.
Quando a água começa a ferver, introduzo os camarões (ainda congelados de preferência) e deixo-os cozer. Habitualmente, quando introduzo os camarões na água a ferver, deixo que esta levante novamente fervura. Aguardo cerca de 2 - 3 minutos enquanto os camarões cozem. Os camarões costumam "dizer" quando estão cozidos.
Enquanto os camarões cozem, preparo uma taça com água muito fria, à qual adicionei sal, que servirá para arrefecer os camarões acabados de cozer.
Assim que vou retirando os camarões da panela introduzo-os na taça com água fria. Deixo-os lá o tempo suficiente para arrefecerem.
De seguida são colocados num tabuleiro para enxugarem.
Tempero-os com sal e piripiri.
À parte, num almofariz, faço uma pasta, com um dente de alho, piripiri, e gengibre.
Adiciono sumo de limão à pasta.
Para finalizar, rego os camarões com o sumo obtido.
Levo ao frigorífico.
Se não gostar da pasta, adicione só o sumo de limão. O sumo de limão dá um paladar especial ao camarão cozido.
Quanto mais tempo deixarmos nesta marinada, mais apurados e apaladados ficam.
Etiquetas:
alho,
Camarões cozidos,
gengibre,
piripiri
Subscrever:
Mensagens (Atom)