quinta-feira, 14 de abril de 2011

Camarão no Forno com ternura

Como ando sempre no "zaping" à procura de programas de culinária, num deles aprendi esta receita.
Muito simples.
Precisamos de:

2 Kg. de camarão de tamanho médio
6 dentes de alho grandes
Sal (q.b.)
Piripiri
250Gr de manteiga.
Muita paixão, amor e carinho.

Lavamos os camarões e deixamos escorrer.
Com uma faca bem afiada, abrimos os camarões pelo dorso, no sentido longitudinal, deixamos a cabeça.
Retiramos as tripas, e passamos por água para os lavar. Reservamos.
Misturamos os alhos,o sal e o piripiri num almofariz.
Juntamos a manteiga até fazer uma pasta homogénea.
Barramos os camarões bem abertos ao meio.
Colocamos-os num tabuleiro.
Regamos os camarões com um pouco de cerveja e levamos ao forno já previamente aquecido.
Deixamos no forno entre 12 a 15 minutos até a casca dos camarões ficar avermelhada.

Podemos acompanhar com arroz, batata frita, salada e umas rodelas de limão.
Na hora de servir, polvilhar com amor, ternura e paixão.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Tarte Custard da Marina



Aqui vai a “famosa” receita…….
Foi assim que recebi a receita da tão famosa como deliciosa Tarte Custard. Tão, e muito prometida.

Fica tipo “pastel de nata” mas ultra rápido de fazer:

Ingredientes:
2 pacotes de natas
2 pacotes de natas cheios de leite
2 colheres sopa farinha Custard
1 colher sopa de farinha Maizena
175 gr Açúcar

Mistura-se tudo em frio, num tacho vai ao lume até engrossar (10-15min).

Numa forma de tarte de fundo amovível, colocar uma massa folhada (de compra), despejar o recheio acima, vai ao forno durante 10 a 15 min para dourar por cima.

1ºPasso


2ºPasso


3ºPasso



Está pronta, e é deliciosa!
Experimentem…..

Beijocas

Nesta receita, só tenho a acrescentar o amor e a paixão.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tarte de Pastel de Nata

Os apreciadores do tradicional pastel de nata, podem desforrar-se com este pastel de nata em tamnho grande. Simplesmente deliciosa.


1 embalagem de massa quebrada,
3 gemas,
250 g de açúcar,
0,5 l leite,
3 colheres de farinha maizena,
casca de limão
pau de canela
Amor e Paixão

Bate-se as gemas com o açúcar.
Junta-se o leite e depois a farinha maizena.
Vai ao lume a engrossar com a casca de limão e o pau de canela.
Quando já está engrossou, retiramos do lume.
Tiramos a casca de limão e o pau de canela
Deita-se numa tarteira previamente forrada com a massa quebrada e vai ao forno.
Polvinlhar com amor e paixão.

Bolo de Noz que nunca sobra

Um dos melhores bolos de nozes que já comi.
Tem o fascínio de não levar farinha.

Precisamos de:
400g de açucar
8 Ovos
500 gr de nozes grosseiramente moídas
Raspa de 1/2 limão
Amor, paixão e muito carinho

Bate-se o açucar com as gemas.
Juntamos as nozes e por fim as claras em castelo.
Levamos ao forno, +/- 200ºc

Costumo decorar com doce de ovos e nozes.
Eu sei... é muito doce, mas é muito bom.
Devemos servir fatias pequenas. Mesmo assim... desaparece.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Gambas à Braz, feitas por mim

Provei pela primeira vez, ao almoço de um dia em que nada corria bem.
Ao almoço perguntei ao empregado do restaurante, qual a sua sugestão. Sugeriu-me as "Gambas à Braz".
A tarde correu maravilhosamente bem.
O almoço, as famosas gambas à Braz?
Tive que as fazer em casa.

Comprei um caixa de camarão, gambas já cozidas, descascadas e sem cabeça, no hipermercado. Cada caixa tem cerca de 500g. Tinham-me falado muito bem de uma determinada marca, escolhia-a e foi uma excelente escolha. Servem para as mais diferentes opções.

Utilizei:
1 caixa de gambas já cozidas 500g.
1 pacote de batata palha, grande.
3 Cebolas.
2 dentes de alho.
Ovos.
Azeite.
Salsa picada.
Azeitonas pretas.
Piripiri, não é obrigatório mas acho que faz falta nesta receita. Utilizo 2 malaguetas picadas.
Amor e paixão.

Picamos o alho e cortamos as cebolas em meias luas finas.
Numa frigideira, refogamos as cebolas e os alhos, é nesta altura do refogado que costumo acrescentar o piripiri.
Quando as cebolas começarem a ficar translúcidas, adicionamos as gambas aos poucos. Carinhosamente envolvemos e deixamos cozinhar.
À parte, batemos os ovos e juntamos.
Deixamos cozinhar de maneira que as nossas gambas à Braz sejam servidas um pouco húmidas, eu gosto assim.
Polvilhamos com a salsa e acrescentamos as azeitonas.
No momento de servir deite amor e paixão.

Acompanhei com um Rosé bem fresco.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Lapas Grelhadas

Mais uma encantadora iguaria que os mares nos oferecem.
Até as provar... Simplesmente delicioso.
Uma pequena nota, já provei as lapas congeladas, e são igualmente espectaculares.

Necessitamos de:
Lapas
Alho
Sumo de limão
Manteiga
Piripiri
Amor e paixão
Temos que ter o cuidado, de lavar bem as lapas para lhes retirar areias e sujidade.
Coloco-as num alguidar com água e sal. Geralmente compro-as de manhã, e deixo-as na água até à hora de as grelhar.

Já vi serem grelhadas simplesmente com sumo de limão e sal:
Colocam-se as lapas na grelha, (concha para baixo).
Enquanto estão a grelhar são regadas com sumo de limão e uma pitada de sal.
São retiradas do lume, quando a lapa começar a sair da casca.

Podemos também colocar alho muito bem picado e uma noz de manteiga por cima de cada lapa.
Deixamos a manteiga derreter.
Se for do agrado um pouco de piripiri.
No momento de servir, espremer um pouco de limão por cima das lapas.
Regar com amor e paixão.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pastéis de Nata

Esta receita foi-me enviada por "receitasde.com.pt".
Ainda não a confecionei, nem a provei mas, estou certo que é deliciosa.
Alterei-a com dois ingredientes que utilizo e tenho sempre na minha cozinha:
Amor e paixão.

1,3 kg de massa folhada
0,5 l leite m.g.
275 g de açúcar
35 g farinha s/fermento
sal q.b. (pitada)
margarina q.b. (1 noz)
5 gemas
1 ovo

Preparamos da seguinte maneira:
Colocamos o leite ao lume com a noz de margarina.
A seco misture a farinha com o açúcar e sal e quando o leite levantar fervura adicionamos à mistura mexendo energicamente.

Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e adicione o ovo e as gemas.
Acrescente baunilha ou limão a gosto.

Leve a cozer a 290º-300º cerca de 8 minutos.
Nunca deixe mais tempo para que o recheio não saia das formas.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Marinada de Camarão

Lá venho eu, novamente com os camarões.
Um dia ainda abro "A mansão do Camarão", onde só sirvo pratos à base de camarão.

Esta receita pode servir como uma entrada de uma refeição romântica.
Necessitamos de:

3 Astes de aipo
4 Chalotas
1c de chá de molho tailandês de peixe (hoje em dia encontramos com facilidade no mercado).
Sumo de lima
Vinagre de vinho branco
1 Dente de alho picado
Piripiri, pode ser em pó
Camarões grandes cozidos com casca, geralmente conto com 5 por cada pessoa.
Não esquecer, o amor e ternura.

Limpamos bem o aipo.
Cortamos as cebolas e o aipo em juliana fina, e colocamos em água gelada até serem utilizados.
À parte, misturamos o molho de peixe, o sumo de lima, o vinagre de vinho, o alho picado e o piripiri.
Descascamos o camarão e adicionamos ao preparado.
Deixamos marinar durante umas 3 horas.
Escorremos as cebolas e o aipo que são divididos pelos pratos.
Colocamos os camarões por cima e regamos com a marinada.

Um bom vinho verde branco para acompanhar.

Salada de Búzios

Um destes dias, quando andava na cena do carrinho, como carinhosamente chamo à tarefa de carregar o frigorífico lá de casa, encontrei uma embalagem com búzios já cozidos. Como adoro búzios, decidi arriscar e lá os levei.
Sabia que já estavam previamente cozidos, mas mesmo assim, decidi dar-lhes mais uma cozida.
Preparei um tacho com água, sal, coloquei um dente de alho esmagado, uma cebola descascada e uma folha de louro. Quando a água começou a ferver, coloquei lá dentro os búzios e deixei-os ferver por mais 5 minutos. Foi uma boa decisão, o resultado foi delicioso.
Precisamos de:
1Kg de búzios
1 dente de alho picado
Azeite
Vinagre
Salsa e ou coentros levemente picados
Pimenta preta
Paixão e amor

Retiramos os búzios das conchas e cortamos em pedaços.
Regamos os búzios com o azeite.
Adicionamos um pouco de vinagre.
Acrescentamos o alho picado a salsa/coentros, e a pimenta preta.
Polvilhamos com amor e paixão.
Envolvemos e servimos.

Se desejar um paladar mais picante, acrescente um chili picado.

Paixões de Cacau com Mel

Esta receita foi-me dada pelo meu filho. Um verdadeiro chefe nas artes da cozinha.
6 dl de água
300g de açucar
1 pau de canela
4c de sopa de caua em pó
2dl de natas
Mel e paus de canela qb
Amor e paixão

Começamos por ferver a água com o açúcar e o pau de canela.
Juntamos o cacau e misturamos muito bem.
Passamos o preparado por um passador de rede fina, e levamos novamente ao lume até ferver.
Retiramos do calor e deixamos arrefecer.

À parte, batemos as natas firmemente e acrescentamos ao preparado anterior, que já se deve encontrar frio.
Levamos ao congelador por cerca de uma hora. Decorrido esse tempo, misturamos tudo e levamos novamente ao frio por mais 30 minutos.
Mexemos de novo e deixamos gelar novamente.
Servimos numa taça com a ajuda de uma colher de gelados, regamos com mel e decoramos com um pau de canela.
Não esquecer do amor e paixão como condimentos especiais. Utiliza-los a gosto.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Gulodices de Banana

Esta receita é o encantamento das crianças. Há quem diga que em todos nós existe uma criança...
É uma sobremesa rápida e que comigo tem feito sucesso.
Até a como, como gulodice... eu sei... mas sabe tão bem.

1 banana cortada ao comprido
Canela em pó
Açucar (não costumo pôr nem aconselho, mas se forem muito gulosos... fica ao vosso critério)

Colocamos a banana cortada ao comprido num prato, que possa ir ao micro ondas, polvilhamos com a canela e o açucar.
Não esquecer da ternura e do amor, que são os condimentos especiais.
Levamos a banana ao micro ondas cerca de 20 segundos.
Atenção para não se queimarem, a banana está muito quente.

Petiscos de Azeitona

Para os petiscos de azeitona utilizo:
Azeitonas pretas.
1 Dente de alho picado
1 Cm de gengibre, picado ou ralado.
2 piripiris picados, para quem goste do paladar mais picante.
Oregãos.
Azeite.
Um dose de ternura
Amor e paixão
Dou um corte nas azeitonas, até chegar ao caroço.
Num frasco, vou adicionando os vários ingredientes.
Termino com um pouco de azeite.
Quando me lembro, viro o frasco ao contrário, a ideia, é que o azeite já apaladado dê mais sabor às azeitonas.
Habitualmente, espero uma semana para que os paladares tenham tempo de abraçar com paixão as azeitonas