quinta-feira, 28 de abril de 2011

Côcada com cardamomo

Recordo esta receita feita pelo meu avô, o aroma deixado pelo côco na cozinha, e o paladar docinho dos quadradinhos... e o desejo de os comer
Ofereciam os côcos ao meu avô que os atirava ao chão para os abrir, o que irritava profundamente a minha avó. Eu, adorava ver o côco a voar e a ficar partido.
O resultado final... experimentem. Não se esqueçam de adicionar ternura, amor e carinho. Assim fica delicioso.
Para além do amor, carinho e ternura, vamos precisar de:

1,75dl de leite
1 Chávena de açúcar
1 Chávena de côco ralado (o meu avô ralava o côco)
8 Sementes de cardamomo (encontramos em alguns hiper-mercados)
2 c. de chá de água de rosas pura, (que também encontramos com facilidade nos mercados)
Manteiga

Fervemos o leite, em lume médio durante meia-hora sem parar de mexer com varas de arame, até que o leite comece a espessar.
À parte misturamos o açúcar com o côco ralado, as sementes de cardamomo já moidas e a água de rosas.
Adicionamos esta mistura ao leite, sobre o lume, mexemos sempre até que o doce se desprenda do recipiente.
Retiramos do lume e deitamos numa tigela continuando sempre a mexer até que arrefeça.
Despejamos para um tabuleiro, previamente untado com a manteiga.
Alisamos a superfície e recolhemos no frigorífico.
Deixamos repousar no frio para solidificar, costumo deixar de um dia para o outro.
Desenformamos, e cortamos em quadrados.

No momento de servir, certo, polvilhar à-vontade com muito amor e ternura.

Sem comentários:

Enviar um comentário