segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sopa Gata ou sopinha de bacalhau

Passava eu as minhas férias da Páscoa para os lados do Alto Alentejo, Castelo de Vide, quando me disseram que para o almoço ia ter uma especialidade da terra: Sopa Gata, sopinha, de bacalhau.
Como quase todos os miúdos, não era um grande apreciador de bacalhau, de facto até nem entendia como os crescidos conseguiam comer bacalhau com um ar tão deliciados. É certo que os gostos mudam com a idade, a maturidade.
Ter que comer sopa, já não era muito bom, mas sopa de bacalhau... O que os crescidos inventam. Ia ser um almoço de fome.
Ainda hoje, estou para perceber como esta sopa me surpreendeu e ajudou a despertar o meu palato para o bacalhau. Claro que, demorou ainda algum tempo até este ganhar a minha confiança.

Necessitamos de:
400g de bacalhau
1 pão cortado às fatias (Alentejano)
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sobremesa de colorau doce
Pimenta a gosto
Amor e paixão

Cozemos o bacalhau e reservamos a água de cozedura.
Limpamos o bacalhau da pele e espinhas.
Desfiamos o bacalhau.

Numa terrina colocamos os alhos pisados, o azeite o vinagre a pimenta e o colorau.
Misturamos tudo muito bem.
Juntamos o bacalhau desfiado e a água em que cozemos o bacalhau (ferver)
Servimos num prato de sopa com 2 ou 3 tiras de pão.
Adicionamos amor e paixão.

Sem comentários:

Enviar um comentário