quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Prazeres de caril com camarão cozinhado em leite de côco

Um destes dias, uns amigos meus, convidaram-me para jantar. Quando aceitei, mal sabia que o jantar seria em minha casa, o que não era o problema, a questão era a ideia deles: Queriam ser surpreendidos!
Andava a magicar esta ideia. Não sabia se fazia ou não sentido, se dava ou não para fazer. Como ia ter umas cobaias divertidas em casa, não lhes disse nada e fui em frente.
Dias mais tarde, vi num programa na TV, uma receita oriental similar aquela que fiz. Essa sim, devia estar espectacular. Fiquei satisfeito comigo pela minha ideia.
A avaliar por todos me terem pedido a receita, foi um sucesso.

Temos melhores resultados se tivermos um wok, caso contrário, usamos a tradicional frigideira.
Não esquecer que no wok os alimentos são cozinhados muito rapidamente.

Vamos precisar de:
Um cebola pequena picada
Um dente de alho picado ou laminado
Gengibre laminado ou picado
Piripiri a gosto, atenção se o caril for muito picante
Uma estrela de anis
Um pau de canela
2 a 3 sementes de cardamomo
Duas colheres de chá de tamarino
Caril
Leite de côco. 200g
1 kg de camarão descascado
Manteiga
Azeite, usei azeite, mas podemos substituir por óleo
Sal
Amor
Paixão.

Aquecemos muito bem o Wok. Quando este estiver bem quente, colocamos um nó de manteiga o azeite, e o tamarino.
Esperamos um pouco para estes aquecerem.
Adicionamos a estrela de anis, o cardamomo, pau de canela.
Aguardamos um pouco, para que os sabores do anis do cardamomo e da canela perfumem o azeite.
Acrescentamos a cebola e o alho. Deixamos alourar.
Quando a cebola começar a alourar, adicionamos pouco a pouco, muito importante o leite de côco ser acrescentado pouco a pouco.
Neste momento devemos baixar o lume.
Vamos envolvendo.
Antes de adicionarmos um pouco mais de leite de côco, acrescentamos duas ou 3 colheres de chá de caril. Não esquecer de ir mexendo para o caril se dissolver no leite de côco.
Acrescentamos mais um pouco de leite de côco, envolvendo sempre.
Quando o leite de côco começar a ferver, acrescentamos os camarões que vão ser cozinhados no leite de côco.
Se necessário acrescentamos mais leite de côco.
Adicionamos o gengibre e envolvemos, (o gengibre pode ser adicionado na mesma altura em que se acrescenta a cebola e o alho).
Quando os camarões estiverem cozinhados, sentir o aroma e adiciona o amor e a paixão.

Servi com arroz branco confeccionado com uma estrela de anis, um pouco de cominhos e 2 sementes de cardamomo.

Sem comentários:

Enviar um comentário